Procedimentos

Tratamentos no combate ao câncer de pele

O câncer de pele é o crescimento descontrolado de células da pele que produzem tumores e descoloração. Infelizmente, com nosso clima ensolarado, corremos um risco maior e é necessário se proteger sempre.

Terapia Fotodinâmica

Também conhecida como PDT, é um método recente e muito eficaz para o tratamento de cânceres de pele superficiais, manchas solares e ceratose solar. A PDT utiliza uma medicação fotossensível na pele. Ao ser exposta à luz produz uma reação que destrói seletivamente as células cancerosas minimizando os danos às células normais. É um tratamento minimamente invasivo com pouca ou nenhuma cicatriz. Comparado a métodos, como uso do Efurix, a recuperação é mais rápida e bem mais confortável.

Biópsia, pequenas cirurgias, cauterizações químicas e eletrocirurgias

A biópsia é um procedimento cirúrgico para colher pequena amostra da pele ou da mucosa para análise. É realizada com anestesia local e ajuda muito no diagnóstico de doenças císticas, inflamatórias e tumorais.
A partir do resultado da biópsia, dependendo do tipo, estágio e profundidade da lesão, diferentes técnicas são usadas para removê-la. No estágio inicial podem ser usados métodos como a queima com ácidos aplicados topicamente (cauterização química) ou eletricidade (eletrocauterização), cremes de quimioterapia tópica e terapia fotodinâmica.

A remoção cirúrgica é necessária nos casos mais extensos. Após anestesia local, a lesão é removida e a pele suturada. O tratamento precoce pode curar o câncer de pele completamente.

Tratamento de lesões pré-cancerosas

Quanto mais idade a pessoa tiver e quanto mais tempo ficar exposta ao sol, maior será o risco de desenvolver câncer de pele. Se tiver pele clara, o risco é ainda maior. Começam a surgir manchas e lesões descamativas indicando que se deve ficar atento. Hoje existem procedimentos denominados Tratamento de Campo Cancerizável que visam eliminar as células pré-cancerosas mutantes antes que se transformem em câncer de pele. Estes tratamentos incluem o uso de medicações quimioterápicas tópicas, associadas ou não a laser e peelings.

Dra. Heloísa Moura. © Todos os direitos reservados – 2020 – Desenvolvido por SELLES Comunicação