À medida que os anos passam, notamos uma série de mudanças em nosso corpo. Na pele, sinais como manchas, flacidez e linhas de expressão, começam aos poucos a ser percebidos. Tudo isso é normal, é o processo natural de envelhecimento. A pele vai perdendo devagar a capacidade de manter sua estrutura e hidratação. Para mantê-la bonita e saudável, siga essas dicas:
Evite banhos quentes
Banhos longos e em altas temperaturas aceleram o ressecamento. Também é bom evitar as esfoliações. Com o tempo a pele fica mais sensível e este processo pode favorecer o aparecimento de irritações.
Não abra mão do hidratante
Logo após o banho, com a pele ainda um pouco úmida, é o momento ideal para usar hidratantes, pois a absorção é mais fácil.
Beba bastante água
A hidratação deve ser feita, também, de dentro para fora. É importante ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia, mesmo se não estiver com sede.
Alimente-se bem
A pele é o maior órgão do nosso corpo e ela sente qualquer alteração nutricional. Seu bom funcionamento depende de uma alimentação balanceada, rica em antioxidantes, vitaminas e proteínas. Nutrientes corretos ajudam a manter a pele saudável por mais tempo e evitam o envelhecimento precoce.
Fuja da exposição solar excessiva
O sol provoca uma série de alterações em nossa pele. Como seus efeitos são cumulativos, elas aparecem mais com o passar dos anos. Sempre use protetor solar mesmo em dias nublados e evite se expor por muito tempo ao sol.
Fique longe do cigarro
Fumar acelera o processo de envelhecimento. Inúmeras substâncias químicas presentes no cigarro aumentam o estresse oxidativo e alteram o metabolismo das células da pele. O resultado é a redução das fibras elásticas e dos vasos sanguíneos que levam os nutrientes até ela e sem eles, a pele envelhece mais rápido.
Crie um hábito saudável: vá ao dermatologista regularmente. Somente um especialista pode fazer uma avaliação completa e identificar precocemente qualquer sinal de problema. Cuide-se!