Quando começar a cuidar da pele?

A resposta é simples: não existe idade ideal. O importante é manter hábitos saudáveis com uma rotina de proteção solar, limpeza e uso de produtos adequados para cada necessidade e tipo de pele, além de tratamentos dermatológicos específicos, que podem estimular o organismo a voltar a produzir o colágeno perdido ao longo dos anos.

Com o tempo, a pele passa por uma série de mudanças, incluindo a redução de fibras elásticas e colágenas, fundamentais para manter a sustentação e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Isso é parte do processo natural de envelhecimento e ocorre gradativamente, mas pode ficar mais acelerado por fatores hormonais, má alimentação e tabagismo.

O mais importante é manter hábitos saudáveis e ter em mente que a prevenção é mais efetiva que a tentativa de apenas corrigir as marcas do tempo.

Os cuidados em cada idade

30 anos: Prevenir é fundamental. Em casa, o cuidado diário deve ser feito com proteção solar, limpeza e uso de produtos adequados para cada necessidade. Hábitos saudáveis e alimentação equilibrada também vão fazer a diferença. No consultório, procedimentos podem aliviar e evitar os primeiros sinais de envelhecimento.

40 anos: Hora de aumentar os cuidados e os tratamentos preventivos. Nesta fase, o processo de envelhecimento fica mais acelerado. Procedimentos e visitas ao consultório devem se tornar mais frequentes.

Após os 50: As marcas de envelhecimento se tornam mais perceptíveis e podem ficar ainda mais aceleradas nas mulheres, com o início da menopausa. Produtos que estimulem a produção de colágeno podem ajudar. Mas lembre-se de só usar produtos prescritos pelo dermatologista. Cada pele responde de uma forma e os produtos e procedimentos variam de acordo com as necessidades de cada pessoa. As prescrições devem ser individualizadas e o mais importante: adote hábitos saudáveis e consulte um dermatologista regularmente.

Compartilhe este texto nas redes sociais:

Share on facebook
Share on whatsapp

Dra. Heloísa Moura. © Todos os direitos reservados – 2020 – Desenvolvido por SELLES Comunicação