A Dermatologia é o ramo da medicina que diagnostica e trata as alterações da pele, o maior e mais visível órgão do nosso corpo. Além de estudar doenças próprias da pele e também as causadas por fatores ambientais, quem escolhe ser dermatologista precisa ter um bom conhecimento de medicina interna pois, um problema no intestino, no sangue, ou na tireoide, só para dar exemplo, pode se manifestar na pele.
Quando cuidamos do corpo como um todo, conseguimos os melhores resultados tanto no tratamento das doenças da pele como no processo de envelhecimento. E isso também vale para os tratamentos estéticos. É preciso cuidar da saúde pois não existe pele bonita se nosso corpo não estiver saudável.
Ao longo do tempo, nossa pele passa por várias transformações. Sua estrutura muda, suas funções se alteram, fatores externos e internos afetam direta e indiretamente o maior órgão do nosso corpo.
À medida que os anos passam, sinais como manchas, flacidez e linhas de expressão, começam aos poucos a ser percebidos. É normal, é um processo natural. Devagar, ela vai perdendo a capacidade de manter sua estrutura e hidratação.
O envelhecimento da pele é particularmente vulnerável a fatores externos, como poluição, hábitos de vida – o hábito de fumar, especialmente – e a exposição aos raios solares. Mas também está relacionado a fatores individuais, como a herança genética.
Principais alterações:
É muito importante consultar o dermatologista periodicamente. Só um especialista pode identificar e reconhecer os processos e alterações da pele para programar a melhor estratégia de tratamento para cada pessoa.